Autenticidade__#02
A publicidade tradicional dá espaço para o que é genuíno, queremos realidade, comunicação honesta e experiências locais.
O que aprendemos nesses últimos dias:
📰 Em meio à desinformação, as marcas que se destacam são aquelas que são autênticas;
🌳 Consumo sustentável: informações transparentes estabelecem mais confiança com os consumidores;
💬 O consumidor mudou. Agora é a hora de entender e conectar o seu serviço com o que ele valoriza;
👨🏼💻 Há uma necessidade de entender e se conectar com quem está por trás da sua marca, as pessoas de verdade.
A rejeição da perfeição
Você já viu o filme A Substância? Ou então o filme Um Homem Diferente. Ambos foram indicados ao Oscar 2025.
Esses dois filmes têm algo em comum: a busca pela perfeição, a dualidade da temática, a autenticidade e o que realmente importa para sua vida.
Em meio a um mundo cheio de informações vagas, confusas e que tentam nos enganar, o que pode realmente nos conectar como sociedade? O que importa de verdade?
Aquelas marcas que conseguirem se posicionar de forma realmente autêntica são as que terão um lugar na mente dos consumidores.
Valorização da realidade e da honestidade
Foi-se o tempo em que um simples post de Instagram comunicava e o marketing era mais simples.
Hoje em dia, é muito mais do que isso: é preciso evoluir, se conectar com o público e entender como ele percebe a marca.
Um exemplo muito atual é a relação do Nubank com a conscientização das bets. Não é novidade que a comunicação do Nubank é diferente. Não adianta uma fala rebuscada, o que importa é a mensagem clara e simples.
E é aqui que o Nubank avança mais um passo na experiência do consumidor, trazendo um olhar cuidadoso - na visão do cliente, e uma estratégia de comunicação honesta para mitigar possíveis problemas para a marca.

A busca é por verdade e não por desculpas
A verdade é que nós cansamos de desculpas, né?
O que queremos é o compromisso genuíno, mudanças que realmente façam a diferença no uso e consumo de produtos e serviços.
Estamos passando por uma crise de confiança, que vai desde o conteúdo gerado por inteligência artificial até os produtos “feitos à mão” fabricados em larga escala ou os maiores influenciadores do Brasil mesclando o seu dia a dia com o jogo do tigrinho.
As taxas de fraude e hacking online aceleraram - cerca de 1 fraude a cada 2,5 segundos - e muitos consumidores temem que criminosos, anunciantes e empresas estejam compartilhando suas informações sem o seu conhecimento.
O consumo de conteúdos que realmente fazem sentido está se tornando prioridade para os consumidores mais críticos - especialmente a Geração Z e os Millennials. E aqui estamos falando também de impacto social e ambiental.

Transparência e confiança serão duas palavras cada vez mais fortes na interação dos consumidores com as marcas, e isso também significa entender que, talvez, o seu consumidor pode renunciar aos conteúdos personalizados se isso significar que as informações pessoais dele não estarão seguras.
‘‘44% das pessoas em todo o mundo dizem que abririam mão de conteúdo personalizado, incluindo mensagens de marca, ofertas e experiências, se isso significasse não ter que compartilhar suas informações pessoais’”
Fonte: The Connected Consumer 2030 - The Future Laboratory
✨ INSIGHT’S TEAM 🧠
E qual o insight disso tudo?
Não adianta: você precisa entender seu consumidor, as novas gerações e como o seu produto pode se conectar com a realidade do dia a dia.
Com 90% do conteúdo online previsto para ser gerado por IA até 2026 – pela facilidade de uso e possibilidades de entrega a menor custo para as empresas –, crescem as preocupações sobre autenticidade e regulação.
Vimos as bets utilizando grandes figuras conhecidas para alavancar suas marcas, mas também estamos vendo a busca por autenticidade através dos executivos e colaboradores. Um bom exemplo é a executiva Karla Cimed, que é a principal porta-voz dos lançamentos de Carmed e que também mostra o dia a dia da empresa.
Mostre quem você é de verdade: o que a sua marca tem para oferecer? Parece clichê, né? Mas mostrar um pouco do seu dia a dia, da sua história e da sua experiência pode trazer bons resultados.