Desintoxicação____#06
Com o avanço da tecnologia e a multiplicação de opções para os usuários, cresce a necessidade de reequilíbrio. Nosso cérebro está exausto e sobrecarregado. Tornar o dia a dia mais simples é urgente.
O que aprendemos nesses últimos dias:
🤳 O foco do consumidor está cada vez mais filtrado para dar conta da quantidade de informações que recebe diariamente;
🤝 O mercado precisa estar atento às necessidades de seus consumidores para que a fidelização aconteça;
⚠️ Identificar o que funciona melhor no digital e fora dele ajuda no desenvolvimento de conexão humana;
📴 Se reconectar socialmente no mundo real é o objetivo maior.
Ficar offline virou tendência
A vontade cada vez maior de passar um tempo longe das telas e o aumento do interesse em atividades manuais e/ou ao ar livre são alguns sinais das mudanças de comportamento dos consumidores nos últimos anos.
Durante a pandemia, o nosso mundo funcionava a partir das telas, tudo de forma digital. Isso acabou gerando uma fadiga e criando uma necessidade de tempo mais offline. Ou seja, fazer presencialmente as coisas que precisamos se tornou uma alternativa.
Uma pesquisa da Hilton, feita em agosto de 2023, aponta que mais de 70 % dos participantes preferem eventos presenciais, valorizando principalmente a oportunidade de fazer networking. Além disso, 47 % dos entrevistados relatam fadiga de reuniões online — número que chega a 59 % entre a geração Z .
Claro que as redes sociais e o digital continuam acessados diariamente, mas agora de uma forma diferente. Viver vem antes de postar. Uma tendência que começou no ano passado tomou conta do Instagram. O “Feed Zero” se tornou popular entre os jovens da geração Z.
A tendência nada mais é do que um perfil ativo do Instagram, mas com zero postagens no seu feed, dando prioridade para a publicação de stories que expiram em 24h. Diferente dos millennials, essa geração tem um comportamento mais reservado quanto às redes sociais.
Ficar offline virou um luxo em um mundo digital, e se reconectar com o mundo fora das telas e de suas casas virou um objetivo e uma necessidade que vem crescendo entre as pessoas.
Bombardeados de informações
Durante e após a pandemia, agrupar o maior número de funcionalidades em um mesmo app ou dispositivo deu aos usuários acesso a tudo, em qualquer lugar e a qualquer hora. Músicas, filmes, livros, compras, movimentações bancárias, comunicação com amigos e família, tudo era feito e consumido de forma digital.
Diariamente, somos cercados de informações, conteúdos e novidades. As notificações chegam sem parar, a vida online e o consumo mudam diariamente. A necessidade agora é de um detox digital e de experiências fora dos aparelhos eletrônicos.
“As interações digitais fazem muito sentido para a vida moderna agitada, proporcionando facilidade e conveniência, então isso não é uma rejeição do digital, mas uma busca por textura. Há uma mudança notável nas pessoas sendo mais intencionais com seu uso do digital, reequilibrando esse uso para amplificar as alegrias das experiências do mundo real. Elas estão alocando ao digital um papel de apoio em vez de continuar a permitir que ele as afaste de experiências por meio das quais elas se conectam com pessoas, lugares e culturas.” (Life Trends 2025, Accenture)
O uso e a experiência em torno de tecnologias simples são valiosas para os consumidores. Um exemplo são as lojas de discos. Uma pesquisa da Pró‑Música Brasil indica que as vendas de LPs cresceram 136 % no país, com 59 % dos jovens (18–24 anos) consumindo mídias físicas pela experiência tátil e emocional que uma loja pode oferecer.
Os discos se tornam atraentes não apenas pela música, mas também pela experiência de ir até a loja, olhar diversos vinis e escolher a próxima adição na coleção. Ter um produto tangível faz a diferença para as pessoas.
A preferência pelos LPs ainda tem caráter ritualístico: escolher, manusear e ouvir com atenção, apreciando o álbum do início ao fim. Para muitos, essa experiência vale mais do que apenas a música gravada.
A busca por um equilíbrio entre o físico e o digital acabou se tornando uma necessidade motivada pela fadiga desse estilo de vida quase que totalmente online. É uma mudança intencional em busca de uma rotina mais simplificada.
O objetivo é: simplificar a vida
A tecnologia deve agir como um simplificador na vida do usuário. Com tantas opções na palma da mão, a concentração está cada vez menor e as prioridades são cada vez mais refinadas para facilitar a escolha que mais atende à necessidade do público e poupar o seu tempo.
Analisar as tendências de comportamento dos clientes ajuda a deixar a experiência mais personalizada, além de criar parcerias estratégicas para trazer opções sem complicações, impulsionando uma fidelidade entre o consumidor e o produto ou serviço oferecido.
Uma comunicação clara, objetiva e honesta na divulgação de benefícios exclusivos que um produto ou serviço oferece é fundamental para influenciar nas escolhas dos clientes.
“Comunicação clara e experiências de usuário otimizadas devem ser prioridades estratégicas para se destacar em um mercado concorrido.” (2025 Consumer Trends, Euromonitor)
O público quer ser visto e ouvido pelas marcas que consome. Quer sentir que é um investimento para as empresas. Aplicar esse mesmo equilíbrio que as pessoas estão aplicando em suas vidas em uma marca é fundamental para criar uma conexão mais pessoal com seus clientes, avaliando quais pontos são melhor entregues por meios digitais e quais podem ser potencializados ao adotar um tratamento mais sensorial, mais real.
✨ INSIGHT’S TEAM 🧠
A fidelização acontece por meio de experiências no mundo real, com uma profundidade que as interações digitais nem sempre conseguem ter. Acompanhar essas tendências, ouvir seus consumidores e se adaptar à constante mudança de comportamento é essencial para conquistar essa lealdade em um mundo que está sempre em evolução e transformação.
Muitas empresas já estão personalizando pontos de interação com seus clientes para fornecer informações relevantes e significativas sobre produtos. A experiência presencial volta a ganhar espaço, mudando a ideia de que tudo seria online, mesmo após a pandemia. O comércio eletrônico não vai desaparecer, é necessário encontrar lugares onde é possível chamar atenção para além da tecnologia e sem ultrapassar os novos limites dos usuários. Esse é o novo desafio enfrentado por empresas atualmente: gerar experiências que entreguem uma conexão verdadeira seja no mundo digital, físico ou na integração estratégica desses dois universos.