Pertencer____#08
Se identificar com narrativas e representações é o que amplia o alcance de novos públicos e impulsiona engajamento.
O que aprendemos nesses últimos dias:
😍 A força da torcida brasileira chamou a atenção no Mundial de Clubes;
🚺 F1 Academy alavanca a presença feminina na pista de corrida;
🌐 Identificação e diversidade atraem público diversificado;
🤝Empresas e marcas que se adaptam tornam a conexão com seus consumidores mais autêntica.
O mundo de olho na torcida brasileira
Que o brasileiro dá aula quando o assunto é torcer a gente já sabe, principalmente no futebol.
No Mundial de Clubes deste ano, a torcida brasileira chamou a atenção a nível global. Diversos veículos de comunicação pelo mundo, como o The Times, El País e New York Post, falaram sobre a atmosfera que a torcida brasileira trouxe para os jogos, tornando a experiência ainda mais emocionante para todo o público.
No começo da competição, a dúvida sobre a força dos times brasileiros contra os demais ainda pairava sobre os torcedores. Mas isso logo foi substituído pela emoção de vencer. Com 6 vitórias e 2 empates, Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense deixaram sua marca na competição e mostraram que o brasileiro sabe jogar futebol como nenhum outro país.
Além do resultado positivo e da união das torcidas brasileiras durante a competição, outro ponto chamou a atenção: argentinos, uruguaios e até africanos se juntaram para apoiar os times brasileiros e, essa vibração coletiva, reforçou o sentimento de comunidade e transformou a competição em um verdadeiro festival de cultura sul-americana misturada com africana.
Conquistando os mais jovens
Outro esporte vem conquistando mais torcedores ao longo dos anos. A fórmula 1 tem ganhado mais força em muitos países, inclusive no Brasil. Esse aumento de público é impulsionado por uma combinação de nostalgia e readaptação do esporte. Muitas pessoas cresceram assistindo corridas aos domingos com a família, e o ídolo Ayrton Senna é sempre lembrado por todos, o que faz com que o interesse pela categoria volte a ganhar força.
Ao mesmo tempo, a F1 tem se reinventado para atrair novos públicos. Em 2023, foi lançada uma categoria exclusivamente feminina. A F1 Academyfoi criada com o objetivo de desenvolver jovens pilotos, entre 16 e 25 anos, fazendo com que elas avancem para outras categorias. Isso resulta em um aumento de mais de 50 % na base de fãs femininas e jovens, desde 2018, impulsionado por conteúdo cultural, moda, redes sociais e documentários como Drive to Survive e F1 Academy na plataforma Netflix, de acordo com um artigo publicado pela Glamour em junho deste ano.
A entrada de Gabriel Bortoleto no grid de Fórmula 1 em 2025 também influenciou no aumento de público. O jovem de 20 anos se tornou piloto da equipe Sauber e, depois de 7 anos sem um representante do país correndo, os brasileiros comemoraram a volta de um piloto daqui para as pistas.

Nessa onda, a maior bilheteria da Apple TV é justamente de um filme que se passa na competição. No seu final de semana de estreia, F1 - O Filme arrecadou 114 milhões de dólares e, no Brasil, foram quase 10 milhões de reais. A história emocionante e a participação dos pilotos e equipes reais chamaram a atenção do público.
A categoria entendeu a importância de ressignificar certos aspectos e ações, se modernizando para fazer parte de uma nova realidade e conquistar uma nova geração de torcedores que acaba se identificando com o esporte.
Torcer é sobre identificação
Hoje em dia, os esportes não são mais só sobre quem ganha ou quem perde, eles também são sobre identidade e representatividade. Quando as pessoas se identificam com os atletas, times ou até bastidores, a conexão se torna muito mais forte.
Empresas e marcas que apoiam essa abertura de espaços para narrativas mais diversas e entende os novos cenários ganham relevância no mercado e entre o público.
Ao patrocinar campeonatos femininos, apoiar atletas de diferentes perfis ou se envolver com projetos culturais dentro do esporte, a conexão entre marcas e consumidores se torna mais autêntica e o futuro do esporte se torna mais inclusivo e acessível.
✨ INSIGHT’S TEAM 🧠
Apoiar essas transformações é mais do que uma estratégia de marketing: é uma forma de participar ativamente da construção de um novo cenário esportivo, mais plural, conectado e muito mais relevante.
É só olhar o exemplo do Arsenal que fez uma contratação milionária e quebrou o recorde no futebol feminino. Para as marcas, esse é o momento de se posicionar não apenas como patrocinadoras, mas como aliadas dessas transformações.
É mais do que esporte, é cultura, pertencimento e emoção coletiva. Quem entende isso não ganha apenas visibilidade, mas também a construção de vínculos mais fortes. Estar ao lado desses movimentos de reinvenção e diversidade é uma oportunidade estratégica de posicionamento cultural.