Refletir____#09
Refletir é um exercício sobre o que faz sentido para o negócio e o consumidor, não mera repetição da concorrência.
O que aprendemos nesses últimos dias:
💡 Uma boa estratégia de mercado requer novidades;
🛣️ Inovar vai além de ideias, é um processo;
🤳🏻 O TikTok Shop inaugurou a era do comércio da descoberta no Brasil;
💲 Experiências reais nas redes sociais atingem mais pessoas e geram mais vendas.
A busca por fidelizar o consumidor
Um campo de batalha tem se formado no mundo do e-commerce. Mudanças constantes são implementadas pelas empresas na intenção de manter seus clientes e conquistar novos. Frete grátis e tempo de entrega são fatores determinantes para o consumidor.
Quando comprar pela internet se tornou mais fácil, o que é realmente decisivo na escolha do e-commerce?
Com o objetivo de conquistar mais clientes e aumentar as vendas, Mercado Livre, Shopee e Amazon têm adotado soluções e ideias para oferecer mais e melhores benefícios, gerando uma competição calorosa entre os e-commerces.
Frete grátis é um critério decisivo para o consumidor e uma preocupação entre os e-commerces. O Mercado Livre recentemente anunciou o menor valor para frete grátis: gastando apenas 19 reais, o cliente já tem direito a entrega sem custos, uma estratégia que já é implementada pela Shopee. Já na Amazon, o frete grátis é concedido para quem é assinante Amazon Prime.
O frete ultrarrápido também se populariza entre as plataformas. A Amazon e o Mercado Livre possuem serviço de entregas no mesmo dia da compra ou no dia seguinte, reduzindo a barreira que as compras online têm comparada às lojas físicas. Além disso, ambas plataformas trabalham com assinatura que traz benefícios exclusivos para os clientes, como descontos em assinaturas de streamings e música, por exemplo.
A experiência de pessoas reais com os produtos é cada vez mais relevante para o consumidor e incentivada pelos e-commerces. A Shopee é conhecida pela cultura da avaliação dos produtos, que gera recompensas aos usuários em formato de moedas. A Amazon incentiva seus clientes a avaliarem seus produtos em emails enviados aos usuários.
Oferecer mais benefícios está no centro da estratégia dos e-commerces, inclusive na hora do cliente fazer o pagamento. O Mercado Pago surgiu como um meio de pagamento para o Mercado Livre, a Shopee criou o Shopee Pay como uma carteira digital e a Amazon possui seu próprio cartão de crédito em parceria com outras instituições. Tudo isso com o propósito de atrair consumidores.
Todas essas iniciativas demonstram a intenção dos e-commerces de oferecer vantagens com o objetivo de se tornar a preferência do consumidor. Mas o que acontece quando outro concorrente entra no mercado?
Os usuários de Tiktok já buscavam experiências e indicações de outras pessoas com produtos e serviços antes de comprar. Agora, o Tiktok Shop surge para aproveitar esse comportamento de forma estratégica.
Experiências reais como vitrine
Inaugurando a era do comércio por descoberta, o TikTok Shop chegou gerando cerca de R$ 55 milhões de reais em vendas no país em apenas 60 dias. a expectativa é de que, até 2028, o TikTok Shop poderá movimentar entre R$ 25 bilhões e R$ 39 bilhões, representando 5% a 9% do e‑commerce brasileiro. Com mais de 111 milhões de usuários ativos no país, o Brasil é o terceiro maior mercado da plataforma, atrás da Indonésia e dos EUA.
O TikTok Shop busca ultrapassar o modelo tradicional adotado por seus concorrentes. São quatro formas diferentes de interagir com os usuários: shoppable vídeos, onde os produtos que aparecem nos vídeos podem ser comprados diretamente pela rede social; transmissões ao vivo de vendas, com interação em tempo real; vitrine dentro do aplicativo, onde as marcas podem organizar coleções de produtos e anúncios; e por fim, a aba de loja, com todos os produtos disponíveis.
Além de todas essas estratégias, a plataforma permite que criadores independentes promovam produtos através do programa de afiliados, ganhando comissões pelas vendas feitas a partir de seus vídeos, além do pagamento comum da plataforma por engajamento nos posts.
Com uma jornada de compra integrada e imersiva, mesclando entretenimento e consumo, o TikTok Shop vem ganhando força globalmente, desafiando diretamente gigantes do setor de e-commerces do mundo todo. No Brasil, bate de frente com os líderes do mercado, e a expectativa é que o crescimento continue pelos próximos anos, o que pode fazer com que esse nicho faça ainda mais mudanças para acompanhar as novidades e conquistar um público mais jovem e presente no mundo digital.
✨ INSIGHT’S TEAM 🧠
Não existe fidelidade gratuita. Em mercados com a competição tão acirrada, é difícil gerar um valor significativo.
Quando os concorrentes passam a oferecer as mesmas vantagens que a sua empresa, qual é o caminho?
Na DEx01 a gente entende que a estratégia ideal precisa conectar consumidor e mercado, mas mais do que isso, precisa estar orientada para a inovação. Trata-se de tornar os concorrentes quase irrelevantes, num contexto onde o valor para o consumidor está no centro.
Inovar não é só sobre ideias brilhantes: é sobre processo, conhecimento, aprendizados e insights.
Acompanhar o mercado, as tendências de consumo, as mudanças no comportamento das pessoas, refletir sobre isso e estruturar um processo de inovação é o que ajuda a alavancar um negócio e conquistar espaço no mercado brasileiro.