Reinterpretar__#04
O contexto social influencia, direciona e traz mais relevância. Precisamos enxergar com novos olhares.
O que aprendemos nesses últimos dias:
🎯 Ter um posicionamento tem se tornado cada vez mais importante para as marcas;
⚽ No futebol, pautas sociais entram em campo com mais frequência;
🏆 Saber se posicionar pode ser um desafio, mas é necessário;
💡 Como criar um novo contexto a partir de algo que já é consolidado.
Precisa mudar
Como algo que antes era visto como exclusivamente masculino pode conversar com o público feminino? Como pode ter mais proximidade? Como algo que é tão específico e popular pode ser ainda mais expandido?
Essas dúvidas nos fazem questionar como podemos quebrar barreiras e construir mais pontes para novas visões no mercado.
É sobre ser relevante para todos os públicos
O contexto social baliza o futebol há décadas no Brasil.
Desde a democracia Corinthiana, nos anos 80, até o recente posicionamento de Vini Jr contra o racismo na Europa, o futebol sempre teve quem usa o espaço para se posicionar e comunicar além do esporte.
Fato é que os fãs da modalidade estão estado cada vez mais conectados, acompanhando jogadores em redes sociais, podcasts, entrevistas e qualquer outro contexto que aproxime os torcedores dos atletas.
Mais do que apenas estar conectado, 64% dos integrantes da geração Z acredita que o futebol deve estar mais engajado com pautas relacionadas à homofobia, ao racismo e ao machismo.
As redes sociais são a ponte para que as pessoas tenham espaço para se comunicar com seu público, explicar melhor suas ideias e gerar mais conexões.
Futebol também é feminino, sim!
Todo mundo já ouviu falar do futebol feminino, né?!
Há poucos anos, o futebol feminino tem ganhado mais espaço, mas por exemplo, o campeonato brasileiro de futebol feminino é uma competição que existe desde 1991.
No ano passado, o Campeonato Brasileiro teve mais destaque por ter um grande número de marcas patrocinadoras. Neste ano, é ainda maior.
Tudo isso foi impulsionado pela Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023 que teve recorde de espectadores simultâneos no Youtube pela Cazé TV, chegando a 1,5 milhões de pessoas acompanhando o jogo da Seleção Brasileira contra a seleção da Jamaica.

2025 é o ano da mudança, onde clubes, ligas e influenciadores poderão auxiliar o futebol feminino a despontar como uma opção de entretenimento esportivo cada vez mais influente na sociedade.
Aproveitando o embalo
Onde tem tendência, tem marcas usando para se destacar.
As clássicas marcas que patrocinam os principais times, como Nike, Adidas e Umbro, são as que mais se beneficiaram com o aumento do uso das camisas de maneira casual. Até mesmo os looks ficaram mais esportivos, influenciados por jogadoras.
Mas o impacto é ainda maior.

A PIET, uma das maiores marcas do streetwear brasileiro, lançou sua coleção no São Paulo Fashion Week deste ano no Pacaembu, um dos templos do esporte. Toda coleção foi baseada na intersecção do futebol com a moda, o que trouxe novidade para o cenário brasileiro.
Claro que precisamos dizer que isso tudo só é possível porque o futebol deu abertura para que outros grupos sociais pudessem se inserir na jogada.
✨ INSIGHT’S TEAM 🧠
Um novo olhar pode gerar conexões inesperadas e ampliar o mercado.
Pensar no público final pode ser a lacuna a ser fechada para que o seu negócio prospere até mais do que você imagina.
O mercado sempre encontrará novas oportunidades de abrir e adentrar em novos espaços para que mais pessoas possam participar. Isso aconteceu no futebol, mas onde mais pode acontecer?